sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

8º Dia da Festa do Padroeiro de Touros - Uma noite de homenagens

Dois acontecimentos marcaram a noite desta quita-feira, 29/12.  
1º) A 1ª Expofoto "Bom Jesus dos Navegantes", que de forma singela, homenageia a Professora Terezinha Teixeira de Andrade, tendo durante 34 anos dedicado a sua vida a sala de aula, chegando a ser diretora do Grupo Escolar Cel. Antonio do lago.
Fotos:  Dione Nascimento
Terezinha Teixeira, como era carinhosamente conhecida, nasceu em Touros, no dia 26 de maio de 1914, e faleceu em 24 de julho de 2011, tendo sido sepultada em Touros.
Filha de José Teixeira de Andrade e Cândida Josefina de Andrade.  Teve como irmãs Maria Anunciada Andrade Alecrim, maria do Carmo Andrade Ribeiro, Maria Terceira Nery, José Teixeira Filho e Geraldo Teixeira de Andrade.
Exemplo de fidelidade a Cristo e a sua Igreja, exerceu as funções de Catequista, Legionária, Ministra da Eucaristia e membro do Apostolado da Oração.

2º) O Tributo a Luiz de França Varela, natural de Maxaranguape, nasceu em 02 de setembro de 1919.  Filho de Antônio Emídio de França e Áurea Varela, tendo como único irmão Bartolomeu Varela.
Casado com Noêmia Lopes de Oliveira, ela natural de Touros, o que fez nascer uma paixão pela cidade.
Amante da natureza, fez da cidade de Touros, seu recanto predileto em vida e na morte, onde está sepultado.
Em 1966, doou o Barco-andor que conduz a imagem do Padroeiro de Touros pelas ruas da cidade, dia 1º de janeiro, em procissão.
Deixou como legado para seus filhos a fé.  A seu pedido, os filhos Marcos Varela, Antonio Emídio, Jânio, Laizinha e Darquinha, continuam com a devoção ao Bom Jesus dos Navegantes.
Foi homenageado com um tributo, com a retreta das Bandas de Música de São Miguel de Gostoso e Touros. 
Foto:  Dione Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário